Sustentabilidade

Práticas sustentáveis dependem de nós.

BOPAR ® ajuda a divulgar e apoia o programa de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas (inpEV).

Sendo este, mais um passo para um ambiente limpo e seguro. Atualmente existe uma grande necessidade de buscarmos a preservação do meio ambiente, pois a cada dia que passa se vê mais degradação e abusos contra a natureza. Desta forma, a BOPAR ® busca atuar com responsabilidade socioambiental, divulgando e incentivando projetos de preservação ambiental que conscientizem seus funcionários, clientes e comunidade. De acordo com a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos para uso no cultivo, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, para alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação de seres vivos nocivos, se manuseados incorretamente causam danos tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.

Fonte (inpEV).

Mais...

Sistema Campo Limpo; e a Tríplice Lavagem ou Lavagem sob pressão.

Sistema Campo Limpo, A produção de alimentos para uma população em constante crescimento é hoje o desafio básico da agricultura, que passa necessariamente pelo compromisso com a utilização de procedimentos e tecnologias capazes de assegurar o respeito pela saúde humana e pelo meio ambiente e também a sustentabilidade da agricultura. Depois de utilizados os defensivos agrícolas, suas embalagens devem ser devolvidas corretamente, e poderão ter dois destinos: reciclagem ou incineração. Jogadas nos campos e nos rios, essas embalagens causam danos ao ambiente e à saúde humana ou animal, além de ser um procedimento contrário ao previsto na legislação. O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) tem como objetivo assegurar agilidade, eficiência e segurança ao processamento desses materiais desde a devolução até a correta destinação (reciclagem ou incineração). Além de contribuir para a preservação do meio ambiente por meio de programas de educação e conscientização e de uma ampla e complexa operação de infraestrutura, logística e de tecnologia, o sistema desempenha hoje um importante papel social. O Sistema Campo Limpo gera empregos para mais de 2.500 pessoas, direta e indiretamente, desde funcionários contratados para operar as unidades de recebimento em todo país, até trabalhadores da área de reciclagem e incineração nas empresas parceiras, passando pela participação dos envolvidos nas diversas etapas da logística reversa, como transporte especializado de embalagens, operação logística e reciclagem. 

Tríplice Lavagem, ou Lavagem sob pressão, Por que dar um destino correto para as embalagens? O principal motivo para dar destinação final correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco de saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Como a maioria das embalagens é lavável, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta.

O que o agricultor deve fazer após usar as embalagens? O agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, considerando que cada tipo de embalagem deve receber tratamento diferente.

Tríplice Lavagem

  1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
  2. Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume;
  3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
  4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
  5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
  6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.

 

Lavagem Pressão

  1. Após o esvaziamento, encaixar a embalagem no local apropriado do funil instalado no pulverizador;
  2. Acionar o mecanismo para liberar o jato de água limpa;
  3. Direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;
  4. A água de lavagem deve ser transferida para o interior do tanque do pulverizador;
  5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
  6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.

Quando e onde as embalagens vazias devem ser devolvidas pelo agricultor? Quando? As embalagens vazias devem ser devolvidas juntas com suas tampas e rótulos quando o agricultor reunir uma quantidade que justifique o transporte. O agricultor tem o prazo de até um ano depois de compra para devolver as embalagens vazias. Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até seis meses após o vencimento. Onde? O agricultor deve devolver as embalagens vazias na unidade de recebimento indicada pelo Revendedor no corpo da Nota Fiscal.

Fonte (inpEV).