Próxima semana deve ter chuvas
A semana entre 23 e 29/08 foi marcada pelo retorno da chuva no estado do Rio Grande do Sul, o que fez com que o trigo chegasse na fase de enchimento dos grãos, de acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica. “A partir da terça-feira (24/08) houve mudanças com início das chuvas que se estenderam até quinta-feira (23/08) e disponibilizaram acumulados que contribuíram para diminuir o déficit hídrico nas lavouras”, comenta.
“A temperatura apresentou grande amplitude térmica e a radiação solar foi satisfatória. Em geral, os cultivos foram favorecidos pelo retorno da umidade do solo e da umidade relativa do ar”, completa a consultoria.
Nesse mesmo cenário, foi emitido um comunicado da Emater alertando sobre a possibilidade de chuvas na próxima semana e possivelmente alguns efeitos de giberela nas lavouras no noroeste do Rio Grande do Sul. “Entre a segunda 06) e a quarta-feira (08), o deslocamento de uma nova área da baixa pressão manterá a condição de chuva e a possibilidade de tempestades, com rajadas de vento e queda de granizo em setores isolados. Os totais esperados deverão variar entre 20 e 35 mm na maior parte do RS. Nas Missões, Vale do Uruguai e em parte do Planalto os valores oscilarão entre 35 e 50 mm. Na Campanha e Zona Sul, os totais previstos deverão variar entre 50 e 70 mm e poderão alcançar 100 mm no Extremo Sul”, indica.
Na Argentina, 58,9% da área estimada está sob condição hídrica ideal-adequada, 10,5 pontos percentuais acima da semana anterior. “As chuvas registradas amenizam o cenário de déficit de água em tempo hábil no centro do área agrícola, onde 20% da área plantada ele passa por estágios críticos de endurecimento. Para o sul, a chuva acumulada repõe os perfis e promover refertilizações no perfilhamento”, conclui.
Fonte: Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Voltar