Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Seca nos EUA tem pontos de melhora, mas projeção não é boa

USDA reduziu o nível de qualidade das lavouras de soja

O último Monitor de Secas dos Estados Unidos, divulgado ontem (quinta-feira), indicou que o país deve ver alguns pontos de melhora no clima, com chuvas pontuais, segundo informa o portal especializado local Agriculture. No entanto, grande parte do oeste de Minnesota passou de seca moderada a severa nos últimos sete dias e um bolsão de seca excepcional, a pior categoria, diminuiu no centro de Dakota do Norte. 

“Outra semana de clima quente e seco no noroeste do Pacífico, Northern Rockies, Northern Plains e Upper Midwest levou à expansão das condições de seca. Enquanto isso, as tempestades de monções trouxeram clima úmido para o leste do Novo México e oeste do Texas, resultando em grandes melhorias em uma categoria. Chuvas e tempestades associadas a uma frente fria que se movia lentamente ajudaram a melhorar as condições na região dos Grandes Lagos e no leste dos Estados Unidos. A seca se espalhou em partes do Meio-Atlântico que perderam as chuvas mais fortes”, diz o boletim.

De acordo com Dan Basse, CEO da AgResource Company, o calor deve continuar no país norte-americano, aumentando a demanda por produtos agrícolas. “As demandas dos Estados Unidos aumentam dramaticamente. Então preços maiores de soja e de milho estão vindo. Também podemos ter calor em alcance maior. Então, se observarmos além da chuva que atingirá as Dakotas, Minesota, Winsconsin e talvez o norte de Iwoa nessa semana, há calor nas previsões do tempo”, comenta.  

“Sobre esse calor, estou falando de temperaturas muito altas em torno de 30 a 35 graus celsius em áreas como Kansas, as Dakotas, Iwoa. Acredito que o mercado abrirá mais e veremos uma melhora. No final de julho ou agosto podemos ter novos picos em milho e soja. Então, sem vendas ainda para produtores brasileiros”, recomenda. 

A partir desse panorama climático, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu índice de lavouras de soja em boas/excelentes condições. Nesse contexto, o percentual de lavouras de soja em boas ou excelentes condições caiu, na semana, de 60% para 59%, contra 71% no mesmo período do ano passado. As lavouras em condições irregulares caíram de 31% para 30% nesta semana e agora aquelas em condição ruim formam 11%, contra 9% na semana passada. 

No caso do milho as alterações foram menores. 64% das lavouras estão em boas/excelentes condições, assim como na semana anterior, e 27% estão em condição regular, contra 28% na semana passada. Já os campos em condições ruins são 9%, contra 8% no período anterior.

ALERTA DE ENCHENTE

Alertas de enchentes e inundações foram emitidos para partes da faixa central do Corn Belt, nomeadamente o sul do estado de Iowa, norte do Missouri e alguns condados no oeste de Illinois, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS). “Ciclos repetidos de aguaceiros e tempestades são esperados em toda a área a partir desta tarde e vão durar até à noite”, disse o NWS em um relatório no início desta manhã.

Espera-se de 1 a 3 polegadas de chuva, embora algumas áreas possam sofrer mais, disse a agência. O monitoramento de inundações está em vigor até amanhã de manhã. “Essa chuva vai cair em solos já úmidos devido às fortes chuvas anteriores, levando a um aumento do risco de enchentes”, disse o NWS.

Enquanto isso, no norte do Kansas um aviso de calor entrou em vigor para a partir de 13h até às 20h00 de hoje em meio ao tempo quente e seco. Índices de calor de até 40,5° C são esperados esta tarde.

Fonte: Por:  -Leonardo Gottems

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais