Notícias

 Siga-nos no Facebook.

RS: Seapdr inicia habilitação dos cadastradores florestais para geração dos Certificados de Produtor Florestal

Porto Alegre/RS
 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) informa que está aberta a habilitação dos cadastradores florestais para geração dos Certificados de Produtor Florestal. Para realizar os cadastros dos plantios florestais e obter o certificado, o qual terá validade de cinco anos, os produtores precisam ter suas propriedades rurais devidamente inseridas no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) da Seapdr.

Agrônomos, engenheiros agrônomos, biólogos, engenheiros agrícolas, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, técnicos agrícolas e técnicos florestais interessados podem requerer a habilitação conforme instruções disponíveis no endereço eletrônico  1.1 – Habilitação cadastrador florestal – acesso ao SDA. Podem ser profissionais autônomos ou vinculados a empresas com plantios florestais e demais instituições públicas e privadas.

No endereço eletrônico, os cadastradores florestais habilitados têm acesso ao manual referencial com as informações necessárias para uso do sistema, para fins de cadastro dos plantios florestais por Unidades de Produção (UP), por propriedade rural.

“Considerando que temos mais de 30 mil cadastros no sistema antigo e plantios florestais em todos os municípios do Estado, a meta é termos pelo menos um profissional habilitado por município”, afirma o coordenador do Cadastro Florestal, Fabricio Azolin.

Para obter o novo certificado on-line é pré-requisito ter o cadastro ativo da propriedade rural no SDA, habilitado para a área vegetal. Ele destaca que o Certificado de Produtor Florestal garante a regularidade ambiental dos cultivos considerados de porte mínimo, conforme disposto na Lei Estadual 14.961, de 13 de dezembro de 2016, alterada pela Lei 15.434, de 9 de janeiro de 2020.

O Certificado de Produtor Florestal será gerado e disponibilizado na própria plataforma do SDA, após o cadastro das UPs por propriedade rural.

Os cadastradores florestais também poderão estar vinculados às seguintes instituições públicas ou privadas: prefeituras, Emater, sindicatos ligados à Fetag, sindicatos ligados ao Sistema Farsul, Agaflor, Ageflor, Sindimadeira-RS, cooperativas e às empresas produtoras florestais. 


Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais