Planalto/RS
Pelo quarto ano consecutivo, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Planalto ficou responsável por organizar os pedidos feitos pelos produtores locais para aquisição de mudas de videiras, de viveiristas credenciados. No total, foram adquiridas 30.795 mudas entre as variedades Bordô, Niágara Branca e Niágara Rosa, mais 500 porta enxertos Paulsen 1103, uma expansão significativa para a atividade no município.
A Emater/RS-Ascar fez todo o acompanhamento, organização e controle de cultivares. As videiras serão implantadas em pequenas propriedades, que utilizam a mão de obra familiar, onde os agricultores formaram parcerias com empresas, firmaram contratos de venda de uva para atacadistas e também da venda direta para o consumidor.
“Temos famílias que têm a viticultura como sua principal renda obtida na propriedade, tanto com a uva de mesa ou para indústria. A atividade envolve e beneficia toda a cadeia produtiva da uva, gera trabalho e renda para os agricultores familiares, transportadores, indústria e cantinas”, comentou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Doraci Bedin.
Fonte: Emater/RS