Palmeira das Missões/RS
Como atividade de conclusão do Curso de Formação Continuada Plantas e Saúde: Integrando Conhecimentos, foi realizado nesta terça-feira (29) o Dia de Campo de Plantas Bioativas, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), campus de Palmeira das Missões, com os professores que participaram do curso e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré e Dona Carolina, e da Escola Estadual Palmeira das Missões.
Pela manhã, a programação foi destinada aos professores e as estações abordaram temáticas como as formas de utilização das plantas medicinais, com ênfase na elaboração do repelente natural de ambiente, receita com uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs), formas de propagação das plantas medicinais e distribuição de mudas, preparo do solo (uso de composteira e minhocário doméstico), cultivo de abelhas, identificação de plantas bioativas e visitação ao Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes, inaugurado nesta mesma ocasião. À tarde, a programação foi realizada com os alunos das três escolas, oportunizando a eles o conhecimento sobre as plantas bioativas, seu cultivo e benefícios.
“Encerramos este curso com a certeza da grandeza da união de esforços e conhecimentos. Estamos colhendo frutuosos resultados com esse trabalho realizado com as parcerias em Palmeira das Missões”, comentou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Thais Albarello.
O Dia de Campo de Plantas Bioativas foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), campus de Palmeira das Missões, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, 20° Coordenadoria Regional de Educação e patrocínio da Sicoob.
Fonte: Emater/RS-Ascar