Nonoai/RS
A cultura do trigo foi foco de um Dia de Campo realizado no município de Nonoai, nesta terça-feira (05). Essa ação é um projeto da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), desenvolvido com a Embrapa, Biotrigo e OR Sementes. Em Nonoai, o dia de campo foi promovido em parceria com a Cotrisal, Fundação Pró-Sementes e Raix Sementes.
Oito municípios fazem parte desse projeto e implantaram Unidades de Referência Técnica (URTs) com 17 cultivares de trigo, apontando as diferentes características e aspectos de desenvolvimento de cada variedade. Os dias de campo fazem parte desse projeto, que visa socializar aos produtores e técnicos da área os resultados obtidos nas áreas experimentais.
Além das estações que apresentaram diferentes variedades de trigo, aonde os participantes puderam acompanhar as diferenças e potenciais de cada cultivar, o dia de campo trouxe informações sobre Boas Práticas Agrícolas, especialmente para os cuidados com aplicação de agrotóxicos. O tema foi apresentado pela Emater/RS-Ascar, na estação conduzida pelo extensionista rural Douglas Campigotto. Utilizando um simulador de deriva, o extensionista demonstrou as diferenças entre os bicos de aplicação e os fatores que os produtores devem observar na prática, como velocidade do vento, umidade relativa do ar, temperatura ambiente, entre outras indicações.
A Emater/RS-Ascar trabalha esse tema junto aos produtores rurais e destaca ainda outros importantes aspectos, como o uso correto e seguro dos agrotóxicos, tecnologia de aplicação, manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores agrícolas, uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI), além de orientações sobre a armazenagem e descarte correto das embalagens de agrotóxicos.
Fonte: Emater/RS-Ascar