Notícias

 Siga-nos no Facebook.

RS: coronavírus – agricultores investem no cultivo de tomates para diversificar a produção, diz Emater/RS

Estrela Velha/RS
 

Buscando alternativas para diversificar a renda da família devido à seca que atingiu o Rio Grande do Sul em 2020, os agricultores Cherle Kasten e Vlademir Alex Rabuske viram na produção de tomates uma alternativa viável para a família. Residentes na localidade de Colônia Juvenília, interior do município de Estrela Velha, o casal realizou o cultivo de sementes caseiras de tomate gaúcho, de variedade local, as quais eram irrigadas manualmente, com regador e a água buscada em um rio existente na propriedade.

Com o bom desenvolvimento das plantas, o casal buscou orientação na Emater/RS-Ascar para a construção de uma fonte drenada para facilitar a irrigação da produção. "Como a fonte fica em uma área distante foram necessários 600 metros de manga para atender a demanda para a irrigação dos tomateiros", lembra a extensionista rural Social, Giana Redin.

Como resultado do trabalho, em 2020, foi colhida uma tonelada de tomates dos 500 pés de cultivados e que foram comercializados por meio de postagens nas redes sociais da família.

Com o sucesso do cultivo e o bom retorno na comercialização, em 2021 os agricultores investiram na instalação de um sistema de irrigação por gotejamento, na aquisição de mudas de tomates da variedade Comodoro, sendo cultivados 1.500 pés de tomate em duas estufas. Além disso, a família investiu na produção de cinco mil mudas de hortaliças. Em uma área de um hectare são cultivadas mudas de repolho, brócolis, couve-flor, alface, beterraba e abobrinhas. "O cultivo das hortaliças são uma alternativa de renda para o inverno", observa Giana.

O casal também utiliza técnicas de plantio a base de produtos ecológicos ofertando produtos de melhor qualidade nutricional aos consumidores.


Fonte: Emater/RS-Ascar

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais