Chiapetta/RS
Produtor de Chiapetta, no Noroeste gaúcho, Mauricio Schefe investe no controle biológico de pragas e doenças. Durante a semana, ele distribuiu cartelas com a vespa Trichogramma na lavoura de 15 hectares de milho. Na fase adulta, a vespa tem potencial para parasitar entre 20 a 120 ovos da lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda).
"Vou usar na soja também, pois pretendo reduzir custos", disse Schefe, ao anunciar que dias antes da liberação das vespas no ambiente, fez uma aplicação aérea com bioinseticida (inseticida biológico) à base de Baculovírus, Bacillus thuringiensis (BT) e fungo Beauveria bassiana.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Dhonathã Rigo, acompanha o desenvolvimento da lavoura da família Schefe. Ele explica que o uso de produto biológico começou ainda na fase da implantação da lavoura de milho. "O agricultor utilizou uma semeadora que possui um sistema capaz de inocular as sementes no solo e acrescentou duas bactérias - a Azospirillum brasilense, que aumenta o pelo radicular do milho, e o Bacillus thuringiensis (BT) além do fungo chamado Trichoderma, predador de outros fungos patogênicos", citou Rigo. A inoculação de sementes, de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, aumenta a quantidade e o tamanho das raízes do milho, possibilitando às plantas explorar melhor a fertilidade do solo.
MONITORAMENTO
O monitoramento é fundamental nesta prática, alerta a Emater/RS-Ascar. Para não perder dinheiro, o produtor deve sincronizar o ciclo da praga (lagarta) com o ciclo da vespa. O nível de alerta é dado quando o produtor encontrar três fêmeas da mariposa da lagarta do cartucho, momento de colocar na lavoura as cartelas com a vespa.
MERCADO
Em Chiapetta, esse tipo de tecnologia tende a crescer. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, há pelo menos três mil hectares no município, cultivados com soja, milho e trigo, onde os produtores fazem uso de produtos orgânicos.
No Brasil, o mercado de produtos orgânicos faturou R$ 4 bilhões em 2018, de acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis).
Fonte: Emater/RS