Notícias

 Siga-nos no Facebook.

RS: agricultores de Veranópolis e região participam de Dia de Campo do Pró-Milho, diz Emater/RS

Veranópolis/RS
 

A chuva não impediu que 105 pessoas acompanhassem o Dia de Campo sobre secagem e armazenagem de grãos e fertilidade do solo, na tarde desta terça-feira (07), em Veranópolis, mas fez com que a atividade fosse transferida para o salão da comunidade São Roque. A ação faz parte do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho/RS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na ocasião, o extensionista da Emater/RS-Ascar João Carlos Reginatto falou sobre os aspectos a serem observados para o manejo da fertilidade na cultura do milho nas propriedades, principalmente em função dos altos custos dos insumos. O extensionista João Villa tratou das práticas de bom manejo e conservação do solo, entre elas manter o solo das lavouras bem estruturado e protegido o ano todo (com cobertura verde ou morta), ações que facilitam a penetração de raízes, a infiltração de água, a distribuição do calor, e evitam a compactação do solo e danos por erosão, entre outros. "O milho, pela produção de raízes, é uma planta ótima para a estrutura do solo", enfatizou.

A secagem e armazenagem do solo foi abordada pelo extensionista Orivaldo Trevisan, que destacou a existência de um grande potencial no Brasil para a armazenagem de grãos na propriedade rural. Ele também apresentou aspectos importantes para que o grão tenha qualidade, desde a produção até a armazenagem. Complementando este assunto, o extensionista Douglas Corso esclareceu sobre o controle de pragas, fungos e micotoxinas em grãos armazenados, o que envolve a limpeza dos grãos e das estruturas de armazenagem, a armazenagem apenas de grãos inteiros, o uso de inseticidas registrados ou naturais, o expurgo e o controle da umidade e da temperatura, entre outros cuidados.

O agricultor Ernesto Alban, de Serafina Corrêa, que está finalizando a construção de um silo secador na propriedade, foi um dos participantes do Dia de Campo. Ele diz que sempre participa das atividades da Emater/RS-Ascar e que já tem algum conhecimento, mas em breve irá aprender com a prática. "Segurar o grão mais frio para durar mais tempo, isso é uma coisa que eu tenho que colocar em prática pra ver como vai funcionar agora com a safra de inverno", exemplifica.

Ele diz que a implantação do silo foi motivada pelos resultados que viu. "Valoriza o grão, não tem os descontos por impureza e umidade e num prazo não muito longo se consegue pagar o investimento", conta Alban, que também tem ideia de futuramente tentar ofertar o grão de qualidade melhor, por ser secado a ar, para fábrica de ração para vacas, agregando valor na hora da venda.

O Dia de Campo do Pró-Milho reuniu produtores de diversos municípios da região e teve o apoio da Sicredi e da Prefeitura de Veranópolis. Também estiveram presentes o secretário da Agricultura de Veranópolis, Fernando Fracaro, e a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina. Ao final, os produtores interessados puderam visitar os silos da propriedade de Benedito e Mateus Domeneghini.


Fonte: Emater/RS-Ascar

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais