Floresta/PR
O SafraTec 2018, importante mostra tecnológica regional a ser realizada de 24 a 25 deste mês pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Floresta, região de Maringá, apresentará pela primeira vez no Brasil um robô “agro” que vai interagir com o público. “Ele fala a linguagem do agronegócio nacional, abordando assuntos como a transformação tecnológica no campo e agricultura digital, além de mostrar a utilização de ferramentas para coleta e interpretação de dados em lavouras”, explica Ricardo Matiello, CEO da startup FarmGO, uma das empresas participantes, sediada em Maringá.
Drones - Conforme Matiello, também haverá demonstrações de drones para monitoramento agrícola - apontando por meio de aplicativo de celular os locais onde há problemas de pragas ou doenças na plantação -, assim como de estações meteorológicas portáteis e equipamentos que integram o portfólio da startup com maquinários e implementos agrícolas.
Irrigação - Outra novidade na mostra tecnológica é o sistema de irrigação por pivô central. Mais utilizado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, o equipamento está sendo difundido pela Cocamar como uma estratégia para os produtores terem mais segurança em suas safras, minimizando o risco de perdas com estiagens. O déficit hídrico em períodos críticos para as plantas, como o de formação de vagens e enchimento de grãos na cultura de soja, ocasiona perdas que podem ser expressivas. Além disso, ao contarem com um sistema de irrigação, como o pivô central, produtores podem semear mais cedo e, com um calendário menos apertado, investir até mesmo em uma terceira safra no intervalo entre as culturas de milho e soja.
Santa ajuda - Em Cruzeiro do Oeste (PR), o cooperado Luiz Fernando Paro conta com um pivô em sua propriedade, instalado há quatro anos. Na última safra de soja, sua produtividade média foi de 177 sacas por alqueire (73/hectare) e, no atual ciclo, ele realizou a semeadura tranquilamente em 17 de setembro, época em que a região passava por uma estiagem, sob altas temperaturas, fatores que obrigaram os demais produtores de sua região a efetuar a operação mais tarde, quando as chuvas retornaram.
A Safratec - Durante esta semana, os preparativos têm sido intensos da UDT, área de 500 mil metros quadrados onde os mais de 5 mil produtores que estão sendo esperados, de toda a região, vão ver o que há de mais recente em tecnologias para impulsionar os seus negócios. A Safratec vai acontecer na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT) em Floresta, ao lado da PR-317. A feira irá reunir 80 empresas parceiras na apresentação de seus produtos e serviços, voltados ao incremento da produtividade das lavouras. A previsão é que mais de 5 mil produtores visitem o local, que estará aberto das 8 às 16h30. Os visitantes são convidados a doarem, na entrada, um item de higiene pessoal, que será distribuído para entidades assistenciais.
Fonte: Sistema Ocepar