Notícias

 Siga-nos no Facebook.

PR: cooperativa busca apoio da Uepg para potencializar produção do mirtilo

Cooperados visitaram projetos do Curso de Agronomia para conhecer mais sobre a produção do mirtilo


Ponta Grossa/PR

O professor Ricardo Ayub, docente do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg), recebeu nesta quarta-feira (22) membros de uma cooperativa de agricultores de São Jerônimo da Serra, cidade no Norte Pioneiro do Paraná. O grupo esteve no Campus de Uvaranas para conhecer estudos relacionados à produção de mirtilo em diferentes grupos da Universidade - os cooperados também visitaram a Fazenda Escola Capão da Onça.

Os cooperados foram recebidos pelo professor Dr. Ayub, docente que ministra a disciplina de Fruticultura na graduação em Agronomia, além de também lecionar a disciplina de Fruticultura Subtropical, Fisiologia Pós-Colheita de Produtos Hortícolas e participar na disciplina de Biologia Molecular Aplicada à Fruticultura. Os visitantes também se reuniram com o professor Pedro Henrique Weirich Neto, do Grupo de Mecanização Agrícola (Lama) da Uepg.

Segundo Ayub, os cooperados procuraram os docentes da Uepg para ter mais informações sobre o cultivo do mirtilo. "Nós explicamos sobre a cultura e a produção do mirtilo. Além disso, buscamos possibilidades de interação e de conseguir contribuir de alguma forma com os cooperados", contou o professor. Acompanhados dos professores, os visitantes conheceram o pomar da Fazenda Escola onde o mirtilo é produzido.

Ricardo lembra que a visita e a procura de aproximação ajuda a Uepg a tornar o conhecimento mais próximo da comunidade. "Os estudos que realizamos aqui na Universidade podem contribuir com o avanço da produção da cooperativa. Essa é uma das ações de retorno social a partir do que é produzido no ambiente da Universidade", afirmou o professor.

"O mirtilo é um fruto pequeno que tem grande poder nutracêutico e faz bem à saúde, eliminando radicais livres e deixando o corpo mais saudável", explicou Ayub destacando ainda que a fruta contribui para evitar o mal de parkinson. O professor já orientou três dissertações de mestrado que tratam do tema - uma delas discute a produção do mirtilo em estufas, outra debate a produção no campo e o outro estudo avalia a produção de sementes da fruta in vitro.

Contribuição do laboratório
O Laboratório de Biotecnologia Aplicado à Fruticultura, fundado por Ayub em 1998, também tem três artigos publicados em revistas científicas que tratam da produção do mirtilo - um deles discute a viabilidade das sementes da fruta e o outro analisa a multiplicação in vitro da planta e o terceiro avalia diferentes variedades na nossa região .


Fonte: Universidade Estadual de Ponta Grossa 

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais