Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Plantio da soja já começou no Paraguai, mas 90% do país ainda não têm boas condições de semeadura

Produtores paraguaios aguardam confirmação das chuvas previstas para esta semana antes de lançar as sementes para a safra 2020/21. Custo de produção foi menor neste ano, mas rentabilidade vai depender do volume da produção

A safra 2020/21 de soja já começou no Paraguai com o início dos trabalhos de plantio na parte sul do país. Apesar disso, mais de 90% das lavouras paraguaias ainda não tem condições ideais de semeadura e os produtores aguardam a chegada das chuvas.

Segundo o presidente da APS (Associação dos Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai), Eno Michels, existem previsões de precipitações por volta do dia 25 de setembro, mas apenas com 50% de chances de se concretizarem. Sendo assim, a recomendação aos produtores é que aguardem e não comecem a plantar sem as chuvas garantidas.

Neste ciclo, o Paraguai deve repetir a área cultivada com a oleaginosa em cerca de 3,5 milhões de hectares e atingir produção entre 10 e 10,5 milhões de toneladas. Michels destaca que, com o plantio devendo acontecer em outubro a janela ainda é favorável para a soja, mas começa a preocupar para a segunda safra de milho em 2021.

A liderança aponta ainda que os custos de produção para esta safra foram menores do que a anterior e que as recentes altas na Bolsa de Chicago favorecem as vendas em dólar no Paraguai, que entra na safra pouco vendido. A rentabilidade vai depender por tanto das condições climáticas para se ter grandes produções.

Por:
 Guilherme Dorigatti
Fonte:
 Notícias Agrícolas

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais