Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Incidência da ferrugem asiática foi maior nesta safra

O que torna a situação menos complicada é que a maior incidência se deu no estágio R5

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, da Embrapa, a incidência da Ferrugem Asiática foi maior nesta safra. Já são 376 ocorrências contra 213 na safra 2019/20. O Estado com o maior número de casos é o Rio Grande do Sul, com 138 casos da doença notificados. Em segundo lugar aparece o Paraná, com 100 ocorrências e a Bahia com 49. O maior Estado produtor da oleaginosa, Mato Grosso, teve apenas 4 ocorrências. Na safra passada haviam sido 25 casos.

O que torna a situação menos complicada é que a maior incidência se deu no estádio R5, quando os prejuízos para a cultura são menores. Este estádio concentrou 220 ocorrências da doença.

Com a adoção do vazio sanitário nos principais Estados produtores a incidência caiu significativamente. Na safra 2009/10, por exemplo, haviam sido observados 2.370 casos de ferrugem. Na safra 2015/16 caiu para 399. O combate também vai incluir a genética. Recentemente a Embrapa anunciou a primeira cultivar de soja com tolerância à doença. A tecnologia Shield é uma soja convencional que proporciona maior eficiência e segurança ao manejo químico da doença.

A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das doenças de maior importância da cultura da soja na atualidade.

REVEJA: Como conviver com a Ferrugem Asiática?

Fonte: Por:  -Eliza Maliszewski 

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais