Novo defensivo com o ingrediente deve ser lançado na safra 2021/22
A polêmica com o herbicida hormonal a base de 2,4-D parece ter data para terminar. Um novo defensivo com o mesmo ingrediente deve ser lançado na safra 2021/22 pela fabricante Corteva e promete reduzir a deriva em até 90%, mantendo o baixo custo e eficiência contra as daninhas na soja, principalmente a buva.
O 2,4-D é o agrotóxico mais usado na operação de manejo da buva em plantio direto e o mais barato. Desde 2018 tem sido motivo de discussões no Rio Grande do Sul, onde a deriva causou diversos prejuízos em cultivos sensíveis como uvas, oliveiras, macieiras e hortaliças.
REVEJA: Uma polêmica chamada 2,4-D
Para sanar o problema a A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) chegou a editar normativas que fiscalizam a aplicação e aplicador, estabelecem canais de denúncia e trazem cursos de orientação sobre boas práticas agrícolas. Alguns produtores conseguiram a deriva zero, inclusive, mudando manejos, bicos e regulagens no equipamento de pulverização.
O novo herbicida deve ser chamado de Enlist Colex-D e tem volatilidade ultrabaixa. Já foram realizados testes com o herbicida no pré-plantio com produtores gaúchos que fizeram o treinamento e aplicaram seguindo as boas práticas agrícolas, respeitando as condições climáticas, como temperatura inferior a 30ºC, umidade relativa do ar superior a 55% e velocidade média do vento entre 3 e 10 km por hora, e usaram o bico de indução de ar recomendado. Eles tiveram deriva zero.
O produto fará parte da plataforma Enlist, que será lançada nos próximos meses. Trata-se de uma nova tecnologia da semente transgênica, que é resistente ao 2,4-D e também ao glifosato.
Fonte: Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
Voltar