Entrevista com Antônio Denarium - Governador de Roraima sobre o começo da safra em Roraima
Em entrevista ao site Notícias Agrícolas, o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL) falou sobre o início do plantio da soja no estado. Ao contrário do restante do Brasil, Roraima tem o calendário da safra de soja com início entre abril e maio, o que possibilita a colheita da safra ainda em 2020. "Nosso calendário é o mesmo do americano, nós trabalhamos a soja durante a entressafra brasileira", explicou o governador.
Além da soja, que ocupa uma área de 50 mil hectares, outros cultivos de destaque no estado são o milho e o arroz, com 15 e 12 mil hectares, respectivamente. "A topografia plana, as chuvas bem definidas e a luminosidade de 12 horas por dia permitem que a soja seja colhida em 90 dias. Os outros cultivos também possuem grande produtividade, contando com tecnologias de ponta e incentivos do estado", complementou.
De acordo com Denarium, Riraima possui cerca de 2 milhões de hectares disponíveis para o cultivo, sendo que o custo por hectare é competitivo quando comparado à outras regiões do Brasil. "O custo por hectare é de 50 sacas de soja, enquanto que em estados do centro-sul o hectare vale 500 sacas. Além disso, há uma vantagem logística, já que o escoamento de nossa safra é via porto de Manaus", disse.