"Até agora não há informações sobre como a exposição ao glifosato e ao Roundup pode afetar humanos"
Estudo da Florida Atlantic University e da Nova Southeastern University demonstrou, pela primeira vez, que o herbicida glifosato provocou convulsões em nematoides da espécie Caenorhabditis elegans. A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, teve ainda um diferencial importante: utilizou concentrações do pesticida bem abaixo do recomendado pela legislação norte-americana.
O glifosato é o herbicida mais usado no mundo tanto em volume como em área tratada, sendo que as culturas resistentes ao defensivo representam quase 80% das culturas transgênicas. Cerca de 1,36 bilhão de litros de glifosato são aplicados anualmente em áreas agrícolas, segundo dados do próprio estudo.
“Descobrimos que mais de um terço dos nematoides expostos ao Roundup não se recuperaram de suas convulsões, mas o tratamento com drogas resultou em recuperação total. Notavelmente, esses efeitos foram encontrados em concentrações que são 1.000 vezes mais diluídas [em comparação com] descobertas anteriores de neurotoxicidade, usando mais de 300 vezes menos herbicida do que a concentração mais baixa recomendada para uso do consumidor”, dizem os pesquisadores.
“Até agora não há informações sobre como a exposição ao glifosato e ao Roundup pode afetar humanos diagnosticados com epilepsia ou outros distúrbios convulsivos. Nosso estudo indica que há uma interrupção significativa na locomoção e deve levar a mais estudos de vertebrados”, afirmou Ken Dawson-Scully, co-autor da pesquisa.
O estudo completo pode ser lido AQUI.
Fonte: Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Voltar