Experimentos são desenvolvidos pela Embrapa
Produtores agrícolas do estado do Amapá estão participando de um programa que usa o plantio de abacaxi, açaí, banana e cupuaçu para recuperar áreas degradadas, mais especificamente nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esse experimento está tendo êxito.
Nesse cenário, a Embrapa informou que “instalou ao longo de 2019 nove experimentos de cultivo destas frutíferas, em localidades de produtores, totalizando 35 visitas técnicas para monitoramento dos plantios. O projeto é liderado pela Embrapa Roraima, com financiamento do Fundo Amazônia”.
“Visando difundir essas práticas importantes para a fruticultura do Amapá, a equipe programou para 2020 uma ação de transferência de tecnologias dirigidas a extensionistas rurais, agricultores e estudantes, englobando curso de formação, palestras, dia-de-campo e visitas técnicas monitoradas”, destacou o pesquisador Antonio Claudio Almeida de Carvalho, coordenador e responsável pelas áreas de consórcio Acaí/Cupuaçu.
O relatório de atividades de 2019 ressalta que “em áreas totalmente infestada de vassoura-de-bruxa, as plantas que tiveram copa refeita com os novos clones, estão totalmente imunes. Algumas já estão até frutificando”. “Com o envolvimento dos agricultores, os técnicos da Embrapa pretendem contribuir para reverter uma realidade adversa encontrada, desde a baixa produtividade pela falta de manejo cultural básico até a ocorrência severa da vassoura-de-bruxa na região”, completa a entidade, que indicou estar buscando meios para preservar o meio ambiente.
Fonte: Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Voltar