Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Especialista analisa como evitar acidente com produtos perigosos

Transportar produtos perigosos é uma tarefa que depende de um time de profissionais capacitados e atualizados

Existem inúmeros insumos agrícolas que são classificados como perigosos para transporte. Assim, todo expedidor e transportador dessas mercadorias devem ficar atentos nas mais de trezentas normas que regulam essas operações.

A responsabilidade do transporte de produtos perigosos é compartilhada entre o expedidor e o transportador, assim, ambos podem responder por eventuais irregularidades.

É fácil perceber, portanto, que transportar produtos perigosos é uma tarefa que depende de um time de profissionais capacitados e atualizados. Os resultados de um acidente com produtos perigosos são de consequências imprevisíveis, a sua gravidade pode variar de acordo com o tipo de substâncias transportadas, das peculiaridades do sinistro, do local e do ambiente em questão, além da infraestrutura ao atendimento à emergência.

Diante de todas as possíveis situações agravantes, é imperioso que se construam controles preventivos para a mitigação dos efeitos danosos. Os possíveis efeitos de um acidente de transporte com produto perigoso podem impactar o meio ambiente e o patrimônio de terceiros.

A Legislação Ambiental imputa a responsabilidade objetiva, em que não se avalia a culpa, impondo ao poluidor a obrigação de indenizar e reparar os danos causados. Caso o valor da reparação seja maior que a capacidade de pagamento da empresa, a personalidade jurídica poderá ser desconsiderada e o patrimônio pessoal dos sócios pode responder pela dívida.

Assim, é imprescindível que transportadores de defensivos agrícolas ou outros produtos perigosos, estejam alertas e preparados para possíveis custos de reparações por danos materiais e morais, custas judiciais, contenção de poluentes, reparação dos locais contaminados etc.

Segundo Ana Lúcia Camargo, da A2G Corretora de Seguros, “a melhor solução para a mitigação desses riscos é estar amparado por uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil Ambiental. Essa medida, além de suportar os custos das possíveis indenizações dos danos causados e custos de defesa de eventuais ações, oferece assistência de limpeza do local contaminado, por empresa especializada. Contar com uma assessoria de seguros com experiência promoverá tranquilidade e proteção à empresa”.

Ações rápidas e efetivas em caso de um acidente ambiental são medidas responsáveis e que prestigiam a preservação do meio ambiente. A imagem e a confiabilidade de uma empresa são seus maiores legados.

Fonte: Por: 

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais