Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Debate: Menor desmatamento da Amazônia foi no governo Dilma

Lula e Bolsonaro entraram em discussão sobre qual governo havia controlado melhor o problema

No primeiro debate televisionado para o segundo turno da eleição presidencial, promovido por UOL, Folha, Band e TV Cultura, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro entraram em uma discussão sobre qual governo havia tido menor desmatamento da Amazônia. No entanto, os dados mostram que nenhum deles controlou tanto o desmatamento quanto o governo de Dilma Rousseff.

Bolsonaro afirmou que, durante o primeiro mandato do petista o desmatamento foi maior que o dobro do registrado no seu governo. "Você desmatou 2,5 vezes mais do que no meu governo", disse ao concorrente. Já Lula, afirmou que "o menor desmatamento da Amazônia foi no nosso governo". Esmiuçando os dados, é possível dizer que menor índice da série histórica foi registrado no ano de 2012.

Levando em conta os dois presidenciáveis, Lula só conseguiu reduzir o desmatamento a partir de 2005, sendo que seu governo iniciou em 2002. Já sob o comando de Bolsonaro o desmatamento só aumenta ano após ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a área total desmatada na Amazônia Legal de 2003 a 2005, que são os primeiros três anos de governo Lula, foi de 72.128 km² e,  nos primeiros três anos sob Bolsonaro, de 2019 a 2021, a perda acumulada foi de 34.018 km², o que significa menos da metade do outro valor.

Quando Lula assumiu o governo, em 2002, o desmatamento na Amazônia foi de 21.650 km², caindo para 7.536 km², em 2018, ano em que Bolsonaro ocupou pela primeira vez o Palácio do Planalto. Já sob o governo Dilma, em 2012, taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi de 4.571 km².

Fonte: Por:  -Leonardo Gottems

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais