Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Colheita do trigo vai atrasar

Projeção indica colheita adentrando janeiro

As chuvas excessivas no Rio Grande do Sul atrapalham de forma significativa o avanço do plantio do trigo em relação aos anos de 2020 e 2021. Nesta safra de 2022 o ritmo do plantio foi mais lento e gradual, finalizando somente nesta segunda semana de agosto, enquanto em 2020 a semeadura fechava os 100% na última semana de julho, bem como em 2021.

Outro fator que irá atrasar a finalização do ciclo do trigo no estado gaúcho, é que nem todas as lavouras foram implementadas na mesma época. Isso vai ocasionar uma maior diferença entre os estádios fenológicos da cultura do estado. 

A projeção do Conab indica que as lavouras começarão a ser colhidas a partir da segunda semana de outubro, isto claro, para aquelas lavouras que foram implementadas no começo de junho.  A previsão vai além, indicando a finalização da safra de 2022 apenas na segunda semana de Janeiro para as lavouras que foram semeadas mais tardiamente. 

A safra de 2020 teve um ciclo mais rápido, tendo praticamente 95% das lavouras colhidas em meados de novembro. Ja a safra de 2021, este mesmo patamar foi atingido no final de novembro, com o plantio praticamente concluído na primeira semana de dezembro, para ambos os anos.

Clima

Apesar das chuvas atrapalharem o avanço da semeadura, os volumes foram muito expressivos na região, contribuindo para a infiltração da água no solo e que possivelmente alcançou os bolsões de água nos lençóis freáticos. Isso garantirá uma boa quantidade de água no solo ao longo das próximas semanas, cruciais para o pleno desenvolvimento da cultura. 

No entanto, aquelas lavouras que vão permanecer mais tempo no campo, poderão enfrentar uma primavera mais seca. Isso é notado nas projeções para setembro, outubro e novembro.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

Fonte: Por:  -Aline Merladete

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais