Notícias

 Siga-nos no Facebook.

Clima quente pode devastar futuras colheitas de arroz

Problema faz com que os pesquisadores estejam atentos

O arroz é a maior cultura básica do mundo e fornece alimentos para metade da população do planeta. Nas próximas décadas, à medida que o número de pessoas aumentar ainda mais, o arroz terá um papel ainda mais crítico na alimentação de bilhões.  

No entanto, existem problemas no horizonte para o cultivo de arroz, alertam pesquisadores da Universidade de Stanford. Uma das principais causas de preocupação é a mudança climática que pode causar estragos no clima nas principais regiões produtoras de arroz, devastando produções. 

O estudo dos pesquisadores, publicado na revista Nature Communications, mostra que até o final do século a produção de arroz pode cair em até 39%. Dizem que isso "teria consequências devastadoras em partes do mundo que dependem do cultivo como fonte básica de alimento". 

"Nossas descobertas indicam que as mudanças induzidas pelo clima no comportamento do arsênico do solo e na resposta das plantas levarão a perdas imprevisíveis atualmente na produtividade e qualidade do grão de arroz", escrevem os cientistas. 

Isso é uma má notícia, porque até o ano 2100 poderia haver até 10 bilhões de pessoas no planeta, e metade delas depende do arroz como o principal alimento de sua dieta. "É muito provável que seja um problema em que a maior parte do arroz é consumida, e é por isso que pensamos no sul e no leste da Ásia", observa Tianmei Wang, um candidato a doutorado em ciências do sistema terrestre e coautor do Eu estudo “Especialmente para pessoas como meu pai. Ele consome arroz três vezes ao dia e simplesmente não pode viver sem ele”, completa.

Fonte: Por:  -Leonardo Gottems

Voltar

Produtos

Garantimos produtos de alta qualidade com resultados garantidos.

Saiba mais