Lançamento estará disponível já nesta safra e serve para várias culturas
Depois de uma década de pesquisas chega para a safra 20/21 um novo bioinseticida para a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Com o nome de Crystal o produto é uma parceria entre a Embrapa empresa canadense Lallemand, líder global no desenvolvimento, na produção e na comercialização de microrganismos biológicos.
O bioinseticida é usado em culturas onde há ataque da praga como milho, algodão, soja, sorgo, hortaliças, leguminosas e frutas. De formulação líquida é fabricado à base da bactéria Bacillus thuringiensis e produz altas quantidades de esporos e cristais das proteínas Cry e da Vip3. Essas proteínas são muito eficientes no controle das lagartas. Ao ingerir os cristais, a lagarta tem o intestino perfurado e morre.
O produto biológico é uma das ferramentas do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e não causa danos ao aplicador, meio ambiente e nem aos inimigos naturais da lagarta. As pesquisas com o produto mostraram de 95 a 100% no controle. Registrado no Mapa para o controle da Spodoptera frugiperda, o Crystal também controla a Spodoptera eridania e a lagarta falsa medideira, Chrysodeixis includens.
O pesquisador Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, unidade responsável pela tecnologia recomenda, que o produto seja aplicado de acordo com o aparecimento das lagartas e, no caso do milho, “o Crystal deve ser pulverizado bem no início, porque é mais eficiente em lagartas pequenas. À medida que as lagartas crescem, a mortalidade diminui”, explica.
Fonte: Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
Voltar